Representantes de Luzerna participam do 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC

Publicado em 04/05/2018 às 10:37 - Atualizado em 04/05/2018 às 10:38

Representantes de Luzerna participam do 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. O evento, iniciado na quarta-feira (02), encerra nesta sexta-feira (04) no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes em Chapecó.

O secretário municipal de Saúde de Luzerna, Luís Fernando Dahmer Peruchini, a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-SF), Fabiana Finger, e o Assistente Administrativo de Atenção Básica, Italo Schmitz Ebert, representam Luzerna na programação de abrangência estadual e que envolve, além dos secretários, técnicos das prefeituras, técnicos do Estado, prefeitos e população em geral.

O evento é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS-SC) com apoio da prefeitura de Chapecó. Conforme o secretário Luís Fernando Dahmer Peruchini, no congresso se debateu as necessidades de aprimoramento do setor e os rumos da saúde pública da região e do país.

Em paralelo, aconteceu a mostra “Brasil Aqui Tem SUS” de Santa Catarina. Além disso, cinco mesas redondas e duas oficinas paralelas ocorreram durante os três dias de evento. A 1ª Mostra Catarinense “Aqui Tem SUS” teve 203 trabalhos inscritos referentes a 72 municípios. Os trabalhos foram pré-selecionados por avaliadores externos que, tomaram como base, os critérios estabelecidos por edital.

Os critérios seguintes, por sua vez, tomam como base as normativas da Mostra Nacional. Quarenta trabalhos foram apresentados oralmente no primeiro dia de congresso. Posteriormente foram selecionados 21 trabalhos para a etapa nacional. Na segunda etapa os trabalhos foram avaliados pelas profissionais Bianca de Sousa Valverde (médica) e Fernanda Cardinalli (enfermeira e psicóloga), além de representantes das Universidades Unoesc, Unochapecó, Udesc e UFFS.

O congresso teve a participação da ex-secretária de Estado da Saúde, a deputada federal Carmen Zanotto, e do diretor do Fundo Nacional de Saúde, Antonio Carlos Junior. O representante do governo federal foi conferencista da mesa redonda “Nova Modalidade de Repasse para o Financiamento do SUS e a Interface com o Planejamento”.

A discussão desse tema tem como objetivo abordar a implementação da Portaria 3.992/2017, que organizou os blocos de financiamento, bem como colocar em pauta o planejamento municipal e os instrumentos de gestão, além da execução dos recursos recebidos para ações e serviços públicos de saúde.

Peruchini considerou o congresso de extrema importância, uma vez que nele houve a possibilidade de interação com outros secretários de Saúde do Estado, bem como de saber as ações voltadas ao setor num contexto mais abrangente, envolvendo também as esferas estadual e nacional.